domingo, 27 de outubro de 2013

Virtudes

Hoje fui, pela primeira vez, visitar o Palácio da Ajuda. Não me excitou especialmente o edifício nem as suas salas, mesmo que reconheça a sua imponência e riqueza. O que me interessou mais foram os arcos da entrada, esses sim bonitos e de proporções agradáveis, e sobretudo as estátuas que preenchem vários nichos lá rasgados. Cada estátua representa uma virtude: algumas clássicas - generosidade, honestidade, clemência, constância, gratidão, conselho, perseverança - e outras mais inesperadas, como  'liberalidade', 'decoro', 'anuncio bom', 'amor da pátria', 'intrepidez'. Fui ainda dar um salto ao Jardim Botânico da Ajuda, onde fui surpreendida por vários pavões em total liberdade. Adorei passear um pouco na Ajuda, um bairro popular e simpático, e desfrutar das suas belas vistas sobre o rio.










sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A grande sabedoria de Benjamin Franklin

“Happiness depends more on the inward disposition of mind than on outward circumstances.”

"An investment in knowledge always pays the best interest."

domingo, 6 de outubro de 2013

A grande sabedoria das séries americanas

O meu novo vício chama-se 'House of Cards'. É mais uma série americana sobre os bastidores do poder. Dispensava os bons sentimentos (she really cares about poor people... yeah right), mas fora isso é excelente.

Aqui fica uma citação, que ganha força quando se sabe que segue uma cena em que um Congressista diz ao Presidente dos USA que recusa fazer o que lhe foi pedido:

'Sometimes the only way to gain your superior’s respect is to defy him'. Apoiado.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Por este país fora

No primeiro post que publiquei neste blog expliquei ter vontade de aproveitar estes meses sabáticos para ir à descoberta do país, da sua história, dos seus monumentos e das suas paisagens. Quem me conhece sabe que quando eu decido fazer alguma coisa, ponho mãos à obra e sou incansável até ter a satisfação do dever cumprido (e bem executado). Pois bem, este projecto não fugiu à regra e já vi mais do país nos últimos 4 meses do que em todos os anos que cá vivi.


Primeiras conclusões:

1. O norte é uma maravilha, inclusive em termos de praia. Eu estou habituada a fazer praia a sul de Lisboa (sobretudo na Caparica e no Malhão) e adoro. Mas as praias a norte de Lisboa, a começar logo em Santa Cruz, passando pela Nazaré e até Carreço, têm uma força especial e uma beleza natural muito envolventes. Sinto-me lá bem.

2. Fazer turismo nacional tem uma grande vantagem: como está tudo às moscas, desde as auto-estradas aos monumentos (salvo em Sintra), só temos que partilhar os lugares que visitamos com uma mão cheia de turistas provenientes do mundos inteiro (tenho visto muitos franceses, alemães, russos e alguns japoneses). Por um lado é agradável, pois ninguém quer andar aos encontrões ou ter de esperar para entrar; por outro lado é triste: poucos visitantes geram poucas receitas, o que significa maiores dificuldades no financiamento necessário para a conservação dos monumentos. Para além disso, há um sub-aproveitamento dos espaços que poderiam acolher conferências, casamentos, espectáculos. Não só isso geraria mais receitas como traria um novo fôlego a estes monumentos um pouco ao abandono.

3. Viajar em Portugal é caro e não compensa andar de comboio ou autocarro.

Quanto aos meus lugares de eleição, aqui ficam os meus 'top 3' nas categorias 'monumentos', 'natureza', 'história + cenário natural':

Monumentos:

1. Bom Jesus (Braga)



2. Convento de Cristo (Tomar)


3. Mosteiro da Batalha (Batalha), em particular as suas capelas imperfeitas




Categoria história e cenário natural:

1. Cabo Espichel

2. Serra de Sintra
 
3. Mata do Buçaco


Categoria natureza:

1. Praia da Ursa


2. Serra da Estrela


3. Praia de Carreço